Claudia Jaguaribe // Os Seus Caminhos

18/09/2010 a 13/11/2010

A artista Claudia Jaguaribe realiza sua pesquisa plástica em diferentes suportes (fotografia, vídeo, internet) para explorar a contemporaneidade. Na Baró Galeria, a carioca exibe a vídeoinstalação inédita “Os Seus Caminhos”. O projeto do trabalho recebeu o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia de 2010.

“Os Seus caminhos” remete a água e suas diferentes manifestações no meio ambiente. A fotografia e o vídeo são os suportes escolhidos por Cláudia para discutir questões relacionadas a percepção sobre o entendimento e a visão humana da natureza, sendo ela ameaçada ou como um elemento devastador. A discussão está presente na projeção de uma grande cachoeira e de sua força sobre um pequeno barco. “Busquei tratar em um contexto poético os aspectos relacionados ao tempo, ao acidente natural como força de mudança, a perda de noção de realidade e a noção de trajeto no confronto com a natureza”, explica a artista.

Vídeo instalação single channel com três minutos de duração em looping.
Concepção e direção: Claudia Jaguaribe
Camera: Cleisson Vidal
Edição:Fernando Timba e Claudia Jaguaribe
Mapping: Fernando Timba
Montagem: Alvaro Razuk
Trilha original: José Carlos Godoy

Claudia já expôs seus trabalhos no Maison Européen de la Fotografia (França), Instituto Ítalo-Latino Americano (Itália), Kennedy Center em Washington (EUA), MAM-RJ (Museu Arte Moderna do Rio de Janeiro), MAM-SP (Museu Arte Moderna de São Paulo), Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) e Paço das Artes (São Paulo). Ela participou de diversas feiras de arte como a Arco (Espanha), a Art Basel Miami Beach (EUA) e SP-Arte (São Paulo).

Os projetos e exposições da artista resultam em diferentes livros como “Cidades” (1993), “Retratos Anônimos” (1996), “Atletas do Brasil” (1999), “O Corpo da Cidade” (2000), “Aeroporto” (2002). É autora, com Beatriz Jaguaribe, da fotonovela “Quem Você Pensa que Ela É?” e, com Luiz Alfredo García-Roza, do livro “Rio de Janeiro” (2006).

OBRAS

Cláudia Jaguaribe

Cláudia Jaguaribe