Fabiano Gonper // Do Poder. Da Arte.

21/08/2010 a 11/09/2010

O trabalho de Fabiano Gonper discute questões clássicas, reafirmando e/ou redefinindo os conceitos da pintura, escultura e do desenho. Para o artista, interessa a relação espectador/obra e a discussão em torno do sujeito, da arte, da política e do poder. São narrativas e códigos que pedem ora contemplação, ora ação, por parte do espectador.

Os trabalhos apresentados na vídeoinstalação “Do Poder. Da Arte.”, aborda o universo da arte a partir dos leilões de arte e apresenta imagens de casas de leilão (espaço físico, colecionadores, público e obras), como também de cédulas/moedas. Desenvolvidos a partir de 2009, os videodesenhos, aqui apresentados junto com imagens em looping (tv) e backlights, explora novas visualidades para o desenho, criando uma fusão/sobreposição de desenho/vídeo/obra gráfica.
Ao manipular píxeis, o artista também tece complexidades de um novo suporte e, consequentemente, dos meios diretamente envolvidos. O video não é apenas ferramenta para Gonper. Sobretudo, não é o próprio video. O video é desenho e vice-versa. Sem previsão de edição, os videodesenhos são construídos de forma que edição, áudio e tempo sejam articulados durante a captação dos mesmos.
Tantas vezes os procedimentos técnicos e suportes (vídeo-projeção, ampliação e redução, impressão) geram a dissolução das imagens. Cenas de situações diversas se entrecruzam e criam protonarrativas contemporâneas. Gonper extrai imagens, frames aleatórios (interstícios) e vídeos, apreendidas pela webcam, diretamente do monitor de seu computador.

Em outra série de videodesenhos, que não estarão em exposição, Fabiano Gonper criou miniaturas de sets de filmagem, desenvolvendo pequenos cenários, que são em seguida captados pela webcam, e por vezes disponíveis em tempo real para o seu canal no Bambuser ou publicadas no Youtube.

OBRAS

Fabiano Gonper

Fabiano Gonper

Fabiano Gonper

Fabiano Gonper

Fabiano Gonper

Fabiano Gonper

Fabiano Gonper

Fabiano Gonper

Fabiano Gonper