Felipe Ehrenberg // Tocata e Fuga – poemas abstratos

10/07 to 02/08/14

Tocata e Fuga – poemas abstratos, exposição individual do artista mexicano Felipe Ehrenberg, marca a despedida do país de um dos mais importantes artistas da atualidade na América Latina. O artista veio ao Brasil em 2001 após ser nomeado como adido cultural do México e agora, 13 anos depois, retorna àquele país.

 O título da exposição, em italiano, remete ao contexto musical: uma fuga é um estilo de composição contrapontista, polifónica e imitativa, de um tema principal, com sua origem na música barroca. Na composição musical o tema é repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada; a toccata, também barroca, geralmente enfatiza a destreza do intérprete. É a primeira vez que o artista trabalha a abstração em sua longa trajetória artística, e a presente série tem sido desenvolvida às vésperas de sua mudança para o México. A coleção de obras misturam técnicas próprias dos séculos 16 e 17, aquarela, carvão e sanguínea e algumas colagens.

 Ehrenberg nasceu em Tlacopac, México, em 1943, e tornou se pintor, escultor e gravurista sob a tutela de mestres como Matthías Goeritz e José Chávez Morado. Artista, cronista, arquivista, professor, político, diplomata, editor, ator, organizador, viajante incansável, ele é um neologista: uma obra de arte viva. Fundador da prestigiosa editora Beau Geste Press e co-participante do movimento Fluxus durante sua permanência na Inglaterra (1968-1976), o artista lida com questões essenciais da pós-modernidade, relacionadas com a construção da identidade nacional. Questiona o sistema de informação, burocrático e institucional, e, acima de tudo, a imagem de seu próprio país.

Abertura: 10/07, 19h
Visitação: 11/07 a 02/08/2014
terça a sexta, das 11h às 19h
sábado, das 11h às 18h

PRESS RELEASE

Release_FelipeEhrenberg_English.pdf

ARTIST

OBRAS

Tocata e Fuga

2014 // Photo: Filipe Berndt

Tocata e Fuga

2014 // Photo: Filipe Berndt

Tocata e Fuga

2014 // Photo: Filipe Berndt

Toccata e Fuga Series #15 // Felipe Ehrenberg

Watercolor on paper // 2014

Toccata e Fuga Series #12 // Felipe Ehrenberg

Watercolor on paper // 2014