Giselle Beiguelman // Cinema Lascado (Chipped Cinema)

4/12/10 a 22/01/11

Cinema Lascado é uma incursão no Minhocão, apresentada como uma videoinstalação duo-canal, livro de artista, fotografia e net-art.

Aqui o movimento se faz por um processo de varredura, em que as imagens se sucedem por um movimento de scaneamento da paisagem. O resultado são seqüências que desconstroem o espaço para serem recriadas como ruído visual, pautado pelas cores predominantes do entorno, numa espécie de revisitação ao conceito surrealista de Beleza Convulsiva e do Glitch.

Percurso que mescla low e hi tech, o sórdido e o sublime, combina vídeo em HD com a técnica de animação em GIF – primeiro formato de imagem em movimento que vingou na Internet – e a instabillidade do browser, para criar um jogo de saturação e supressão que refaz o olhar e a percepção sobre o entorno e a cidade, o novo e o velho, o em cima e o embaixo, o aparelho e o dispositivo.

As imagens são captadas com uma Flip em situações de trânsito em uma zona de tensão da cidade (o Minhocão). Alguns frames são selecionados e são editados num editor de GIF animado. Depois, são distribuídos em páginas HTML e colocados para rodar no browser Internet Explorer em tela cheia, com meta refresh. O movimento entre as imagens é dado por esse script. O resultado, são inúmeros bugs de leitura das animações e uma temporalidade instável. Na sequencia, as imagens são capturadas com um screen recorder e se transformam em vídeo outra vez.

Obra comissionada pelo VIVO ARTE.MOV

OBRAS

Frame do vídeo Cinema Lascado

Frame do vídeo Cinema Lascado

Frame do vídeo Cinema Lascado

Frame do vídeo Cinema Lascado

Frame do vídeo Cinema Lascado

Cinema Lascado

animation // vídeo em looping //

Cinema Lascado