Lourival Cuquinha | OrdeMha

de 03.09 a 22.10, na Baró Jardins

A Baró Galeria Jardins apresenta a partir desta sexta-feira, dia 2 de setembro, às 17h, a exposição “OrdeMha”, individual do artista Lourival Cuquinha. A exposição é composta por trabalhos inéditos em diversos formatos e dimensões, desde ocupações no espaço expositivo da galeria até vídeos, projeções e instalações.

O artista expõe obras que discutem o atual momento político do Brasil, além de fatos recentes da história nacional, como o ocorrido em Mariana, Minas Gerais, e a vida dos povos que habitam regiões como do Xingu afetados pela construção da usina de Belo Monte.

Em uma das peças, a lama de Mariana se movimenta em um recipiente envidraçado, como em uma ampulheta. Para o artista, “esta obra aponta como a gente ordenha o mundo, usa os recursos como cupim de forma destrutiva”. Vem desta inquietação o nome da exposição, “OrdeMha”. Em outra obra, o artista usa tonalidades de cores em sequência que começa no verde-bandeira e termina no azul-petróleo, para denunciar a exploração dos recursos naturais, como os do pré-sal. Faz parte ainda na mostra uma obra que usa um pedaço de chão da própria galeria para discutir o valor do metro quadrado da região em que o espaço se localiza. A exposição ficará em cartaz até dia 22 de outubro e tem entrada livre e gratuita.

A abertura da exposição também marca o soft opening da Galer[it], espaço anexo à galeria, montado em um container, que contará com performances e exposições temporárias. A Galer[it] nasceu em parceria entre a Contain[it] e a Baró Galeria é uma estrutura que flerta com o conceito do nomadismo, uma interpretação do fluxo incessante de pessoas nas grandes cidades, e poderá ser levado como espaço de arte para feiras e outras cidades.

“OrdeMha”, de Lourival Cuquinha @ Baró Galeria – Jardins
Abertura: sexta-feira, 2 de setembro, das 17h às 22h
Período expositivo: de 2 de setembro a 22 de outubro
Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 10h30 às 19h30
Rua da Consolação, 3417 – Jardins – São Paulo – SP
Entrada livre/ franca

Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com

Informações para a imprensa:
Marcelo Cia (+55 11) 3871-0022, ramal 215
marcelo@agencialema.com.br

PRESS RELEASE

Nota_individual-de-Cuquinha-na-Baro?.pdf

ARTIST

OBRAS

Vista da Exposição // Lourival Cuquinha

2016

Sem título

1 m2 de chão da galeria // 100 x 100 cm // 2016

Torniquete (circulo)

Lama do Rio Doce, vidro e ferro // 150 x 160 x 80 cm // 2016

Osso do planeta

Zarabatana dos indios Matis (Amazonas) e fios de cobre // 324 x 1,5 a 5 (Ø) cm // 2016

Ordem e Progresso

Moedas de 50 centavos de real, flechas de tribos brasileiras variadas (bambu, fibra, madeira, ferro, penas) // 160 x 3 (Ø) cm (cada - aproximadamente) // 2016

Verdade dos atos

Moedas de 5 centavos de real, fio de cobre, grafite sobre parede // 80 x 160 cm (aproximadamente) // 2016