O Sentido do Original na Gravura

de 09 de novembro de 2018 a 18 de janeiro de 2019

A BARÓ Galeria apresenta a mostra O Sentido do Original na Gravura, composta por gravuras em diálogo com trabalhos originais de artistas e poetas visuais contemporâneos. As gravuras apresentadas são editadas e impressas por Gravuras no Brasil, parceira da BARÓ Galeria para esta ocasião. Destacam-se na sala principal obras gráficas do artista Almandrade e nas salas seguintes obras de Cezar Brandão, Jorge Francisco Soto, Clemente Padin e Falves Silva. O conjunto da mostra oferece um pequeno panorama da uma experiência visual latino americana (Brasil e Uruguai), e sua dimensão poética, buscando cativar um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte.

 

Em plena era digital, a gravura artesanal resgata um fazer milenar. Feita manualmente, ela é uma forma acessível de dispor de uma obra de arte original,  sem perda das qualidades estéticas e oportuna para quem inicia uma coleção, além de um claro incentivo para a convivência com esse objeto enigmático, a arte.
“Gosto da gravura em si, da gravura autônoma, da gravura que
primitivamente não ilustra nada, aquela que chamo de gravura
auto-eidética.” (Gaston Bachelard)

 

Além da mostra serão lançados livros poemas, álbuns impressos em serigrafias e com edições limitadas, disponibilizando assim para o público uma obra poética, a princípio de conteúdo diversificado, com coerência editorial.

ARTISTS

OBRAS