Ricardo Alcaide // A place to hide

26/03/11 a 23/04/11

Depois de sua vivencia no Brasil entre 2005 a 2008, quando exibiu a serie de retratos de mendigos “Sitters”, 2005; Ricardo Alcaide (Caracas, 1967) retorna com a exposição “A Place to Hide” (Um lugar onde se esconder).

Sua proposta é originaria das fotografias em que o artista realizou pelas ruas do centro de São Paulo documentando abrigos de moradores de rua.
Retomada esta situação, Alcaide propõem uma revisitada as necessidades físicas e psicológicas do homem de se esconder e se ocultar de uma situação aparentemente marginal.
A procura por este espaço, criado com recursos mínimos, revisita esta marginalidade modelada em uma série de pinturas, esculturas em cerâmica e uma instalação em madeiras que criam formas geométricas fazendo uma referencia as reais situações registradas no inicio de sua pesquisa pelo centro de São Paulo

Fotografias, pinturas e esculturas reflexionam sobre a relação da arquitetura e do urbanismo com a sociedade, desenvolvida entre a dor, a estranheza e a ausência.

Ricardo Alcaide tem exposto na Venezuela, Reino Unido, Espanha; Itália, Bélgica e Brasil desde 1990, destacando as mostras: 2007, Prominent Space Project. MA Fine Art show, Chelsea College of Art and Design. London, UK; Oh a rhinoceros! Ubu Gallery, Glasgow, UK; 2005, Azul de noturno mar. Espaço cultural da Caixa. São Paulo, Brasil; 2003, Arte Venezolano del siglo XX, The 90′s. Museo de Arte Contemporáneo, Caracas, Venezuela; 1999 VI Bienal de Artes Visuales Christian Dior Fundación Centro Cultural, Caracas, Venezuela ; 1998 The Self-Portrait Exhibition. The Association Gallery, London, UK; 1997, 10 Años de Fotografía. Private view, London, UK.

ARTIST

OBRAS

Vista da exposição A place to Hide

Fotografia por Nathália Cruz

Vista da exposição A place to Hide

Fotografia por Nathália Cruz

Vista da exposição A place to Hide

Fotografia por Nathália Cruz