Yoshua Okón // HH

26/03/11 a 23/04/11

A obra de Yoshua Okón é desenvolvida na linguagem da performance desde a década de 90. Entre o real e o fictício, ele interage com outros personagens criando histórias que depois são vistas em vídeo instalações e fotografias com base documental. É nessa relação entre o verdadeiro e a ficção que Okón cria um determinado código de conduta ao articular uma linguagem que estruture sua visão sobre a sociedade: corrupção, pobreza, abusos e violência.

Okón apresentará duas obras na Baró Galeria: Hot Dog Stick, 2010, e Hipnostasis, 2009, feita em colaboração com Raymond Pettibon. Nelas ficam explícita a relação do artista com estas dimensões sociais, assim Yoshua recria a realidade, transparecendo visões locais que se tornam universais em questões relacionadas a raça, ao poder, a violência e à uma herança histórica.

Em “Hot Dog Stick” o artista examina o significado cultural e histórico da raça de cachorros de briga American Pit Bull. Através de uma apresentação dos rituais de castração dos animais, o artista cria uma série de imagens simultâneas de coreografias da agressividade e da explosão da raiva em contraponto com a calma e distanciamento emocional de seus donos.

Em “Hipnostasis” os dois artistas recorrem a experiência com um terapeuta de vidas passadas. A sessão serviu para criar a instalação multicanal na qual exploram a cultura dos velhos hippies de Venice Beach: uma comunidade alternativa não materialista.

Yoshua Okón, (Cidade do México, 1970). Vive e trabalha na Cidade do México. Bacharelado em Fine Arts pela Concordia University, Montreal, Canadá e Mestrado em Fine Artspela UCLA, Los Angeles, USA.

Principais exposições individuais: Galería Gabriela Mistral in Santiago, Chile; Museo de Arte Carrillo Gil in Mexico City, Mexico; Armory Center for the Arts, Los Angeles, CA; Lothringer 13 – Städtische Kunsthalle, Munich, Germany; Galería Revolver, Lima, Perú; The Project in New York and Los Angeles, and Galleria Francesca Kaufmann in Milan, Italy.

Entre as mostras coletivas destacam: Surveying the Border, Getty Center, Los Angeles; Coyotería, Staatsgalerie, Stuttgart, Germany; Day Labor, PS1 MOMA, New York; Pantagruel Syndrome, Torino Triennale, Castello di Rivoli, Torino, Italy; Adaptive Behaviour, New Museum, N.Y.C.; Don’t Call It Performance, Museo Reina Sofia, Madrid, Spain and Museo del Barrio, New York City; and Vidéos d’art du Mexique et des Etats-Unis, Musée d’art Contemporain de Lyon, Lyon, France.


 

OBRAS

HH

detalhe da obra Hipnostasis, 2009 // 8´51´´ // 243,8 x 365,7 cm // Video instalação. 6 telas LCD e 3 placas de reboco com escritura

Fotografia por Nathália Cruz

Yoshua Okón

Hipnostasis, 2009 // 8´51´´ // 243,8 x 365,7 cm // Video instalação. 6 telas LCD e 3 placas de reboco com escritura

Fotografia por Nathália Cruz

Yoshua Okón

Fotografia por Nathália Cruz

Yoshua Okón

Fotografia Nathália Cruz

Yoshua Okón

Fotografia por Nathália Cruz

Hot Dog Stick

Video instalação. Dois canais. // 8´25´´ // 2010