07/09/2016

Felippe Moraes inaugura neste sábado, 10 de setembro, “Momento ao Horizonte”, uma obra pública que será instalada em um píer no Caminho Niemeyer, em Niterói, RJ

convite-novo

No sábado dia 10/09, das 15h às 18h será inaugurada a escultura pública Monumento ao Horizonte do artista visual Felippe Moraes. Contemplada em primeiro lugar pelo Prêmio Arte Monumento Brasil2016 da FUNARTE, a obra de 4,80m de altura construída em aço corten  instalada em um píer no Caminho Niemeyer em Niterói, convida o público a interagir com ela e observar o horizonte da cidade do Rio de Janeiro. Após a inauguração, o público será convidado a permanecer no píer para observar o pôr-do-sol imediatamente à frente da obra que se coloca de frente para o oeste.

A escultura é o resultado da pesquisa que o jovem artista vem desenvolvendo desde o início de sua carreira sobre o horizonte e a possibilidade de calcular a distância do observador até este. Dessa forma, a estrutura configura-se como uma grande torre, em que o visitante é convidado a subir seus degraus e observar a paisagem de uma estreita fresta, realçando o horizonte e o ambiente que o rodeia. Assim, a obra proporciona um momento de introspecção e silêncio em meio à Baía de Guanabara que circunda a escultura.

Erigida em uma área da Baía de Guanabara muito conhecida pela presença de estaleiros, a escultura traz uma aparência náutica, como a torre de um submarino ou o cesto da gávea, utilizado pelos antigos navegadores para observarem do topo do mastro mais alto das embarcações a aproximação da terra ou de tempestades. Dessa forma, como ato inaugural, às 16h o artista irá romper uma garrafa de champagne na estrutura remetendo ao tradicional batismo dado a navios.

A obra de uma tonelada foi construída em aço corten, um material que promove uma gradativa modificação visual o longo do tempo, passando de um cinza escuro metálico para um gradativo marrom fruto da oxidação característica desse tipo de aço. Dessa forma, a cada retorno, o visitante verá a obra com novas características, contando a história do tempo passando ao seu redor. A placa indicativa da obra terá um QR Code que os visitantes poderão escanear com seus celulares para lerem o texto sobre a obra escrito pela curadora paulistana Júlia Lima.

A construção dessa obra foi possível através do Prêmio Arte Monumento Brasil2016 da FUNARTE e o apoio da Fundação de Arte de Niterói, do Caminho Niemeyer e da Prefeitura Municipal de Niterói.

Serviço

O que: Inauguração Monumento ao Horizonte do artista Felippe Moraes

Quando: Sábado (10/09) das 15h às 18h (batismo da obra às 16h)

Onde: Píer – Caminho Niemeyer – R. Prof. Plínio Leite, 86 – Centro, Niterói

Quanto: ENTRADA FRANCA

www.felippemoraes.com

Ficha Técnica

Artista: Felippe Moraes

Execução do Projeto: artemontagem RJ

Arquiteta Desenhista: Fernanda Carvalho

Consultoria Técnica: Celso Araújo Teixeira Junior

Texto: Júlia Lima

Agradecimentos: Bernardo de Britto, Dayse Monassa e Victor De Wolf

NOTÍCIAS

2017

2016

November

October

September

July

June

April

March

February

January

2015

December

November

October

September

August

June

May

April

March

January

2014

December

November

August

July

June

May

April