COLÔNIA: DANIEL LANNES

30 May - 27 June 2015

 A Baró Galeria tem o prazer de anunciar a exposição Colônia de Daniel Lannes, a partir do dia 30 de maio, em nosso novo espaço nos Jardins. Avançando em sua pesquisa, Lannes traz a São Paulo crônicas visuais que exprimem, além de seu fascínio pela figura humana, um rico panorama histórico do Brasil.

A exposição toma como ponto de partida a ideia de Brasil Colônia e se desdobra em imagens reveladoras de fatos e personalidades icônicas da história pós-colonial brasileira. Da vinda da Família Real Portuguesa, passando pela formação da República e chegando aos nossos dias, as telas registram a promiscuidade dos costumes e posturas remanescentes da comunhão entre colonizador e colonizado. Se antes Lannes emprestava solenidade épica a cenas aparentemente corriqueiras; agora traz o desleixo cotidiano para cenas grandiosas do imaginário brasileiro.

O Artista nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 1981, onde cursou comunicação social e desenho industrial. Além disso, estudou um ano na Universidade Estadual de Belas Artes de Nova York como bolsista e se tornou Mestre em Linguagens Visuais pela UFRJ. Sua carreira se notabilizou pela representação metalinguística da obra de arte em seu espaço de consagração, e pela fusão   do típico e folclórico com a iconografia popular mais recente.