07/09/2016

Felippe Moraes inaugura neste sábado, 10 de setembro, “Momento ao Horizonte”, uma obra pública que será instalada em um píer no Caminho Niemeyer, em Niterói, RJ

convite-novo

No sábado dia 10/09, das 15h às 18h será inaugurada a escultura pública Monumento ao Horizonte do artista visual Felippe Moraes. Contemplada em primeiro lugar pelo Prêmio Arte Monumento Brasil2016 da FUNARTE, a obra de 4,80m de altura construída em aço corten  instalada em um píer no Caminho Niemeyer em Niterói, convida o público a interagir com ela e observar o horizonte da cidade do Rio de Janeiro. Após a inauguração, o público será convidado a permanecer no píer para observar o pôr-do-sol imediatamente à frente da obra que se coloca de frente para o oeste.

A escultura é o resultado da pesquisa que o jovem artista vem desenvolvendo desde o início de sua carreira sobre o horizonte e a possibilidade de calcular a distância do observador até este. Dessa forma, a estrutura configura-se como uma grande torre, em que o visitante é convidado a subir seus degraus e observar a paisagem de uma estreita fresta, realçando o horizonte e o ambiente que o rodeia. Assim, a obra proporciona um momento de introspecção e silêncio em meio à Baía de Guanabara que circunda a escultura.

Erigida em uma área da Baía de Guanabara muito conhecida pela presença de estaleiros, a escultura traz uma aparência náutica, como a torre de um submarino ou o cesto da gávea, utilizado pelos antigos navegadores para observarem do topo do mastro mais alto das embarcações a aproximação da terra ou de tempestades. Dessa forma, como ato inaugural, às 16h o artista irá romper uma garrafa de champagne na estrutura remetendo ao tradicional batismo dado a navios.

A obra de uma tonelada foi construída em aço corten, um material que promove uma gradativa modificação visual o longo do tempo, passando de um cinza escuro metálico para um gradativo marrom fruto da oxidação característica desse tipo de aço. Dessa forma, a cada retorno, o visitante verá a obra com novas características, contando a história do tempo passando ao seu redor. A placa indicativa da obra terá um QR Code que os visitantes poderão escanear com seus celulares para lerem o texto sobre a obra escrito pela curadora paulistana Júlia Lima.

A construção dessa obra foi possível através do Prêmio Arte Monumento Brasil2016 da FUNARTE e o apoio da Fundação de Arte de Niterói, do Caminho Niemeyer e da Prefeitura Municipal de Niterói.

Serviço

O que: Inauguração Monumento ao Horizonte do artista Felippe Moraes

Quando: Sábado (10/09) das 15h às 18h (batismo da obra às 16h)

Onde: Píer – Caminho Niemeyer – R. Prof. Plínio Leite, 86 – Centro, Niterói

Quanto: ENTRADA FRANCA

www.felippemoraes.com

Ficha Técnica

Artista: Felippe Moraes

Execução do Projeto: artemontagem RJ

Arquiteta Desenhista: Fernanda Carvalho

Consultoria Técnica: Celso Araújo Teixeira Junior

Texto: Júlia Lima

Agradecimentos: Bernardo de Britto, Dayse Monassa e Victor De Wolf

NOTÍCIAS

2019

July

June

May

April

March

February

January

2018

November

October

September

May

March

2017

2016

November

October

September

July

June

April

March

February

January

2015