GISELLE BEIGUELMAN // CINEMA LASCADO (CHIPPED CINEMA)
Cinema Lascado é uma incursão no Minhocão, apresentada como uma videoinstalação duo-canal, livro de artista, fotografia e net-art.
Aqui o movimento se faz por um processo de varredura, em que as imagens se sucedem por um movimento de scaneamento da paisagem. O resultado são seqüências que desconstroem o espaço para serem recriadas como ruído visual, pautado pelas cores predominantes do entorno, numa espécie de revisitação ao conceito surrealista de Beleza Convulsiva e do Glitch.
Percurso que mescla low e hi tech, o sórdido e o sublime, combina vídeo em HD com a técnica de animação em GIF – primeiro formato de imagem em movimento que vingou na Internet – e a instabillidade do browser, para criar um jogo de saturação e supressão que refaz o olhar e a percepção sobre o entorno e a cidade, o novo e o velho, o em cima e o embaixo, o aparelho e o dispositivo.
As imagens são captadas com uma Flip em situações de trânsito em uma zona de tensão da cidade (o Minhocão). Alguns frames são selecionados e são editados num editor de GIF animado. Depois, são distribuídos em páginas HTML e colocados para rodar no browser Internet Explorer em tela cheia, com meta refresh. O movimento entre as imagens é dado por esse script. O resultado, são inúmeros bugs de leitura das animações e uma temporalidade instável. Na sequencia, as imagens são capturadas com um screen recorder e se transformam em vídeo outra vez.
Obra comissionada pelo VIVO ARTE.MOV