ONE PHENOMENON AMONG OTHERS: RICARDO ALCAIDE
Com base na experiência e percepção de como a sociedade funciona e lida com os problemas causados pelas condições de vida modernas nas grandes cidades, o trabalho recente de Ricardo Alcaide tem criado diferentes paralelos entre a combinação de princípios da arquitetura modernista com a precariedade que se manifesta na vida cotidiana, revelando o progresso na sociedade como vago, perdendo rapidamente a sua forma.
Em sua terceira individual na Baró Galeria, One Phenomenon Among Others (Um Fenômeno Entre Outros), o artista apresenta suas mais recentes pinturas realizadas sobre paneis de MDF com tinta industrial. No processo, o artista constrói estruturas temporárias de madeira sobre o suporte para criar limites e divisões que conformam a composição, posteriormente removidas. Trata-se neste caso de uma aproximação fictícia de partes de mobiliário desmanchado que retém a memória da estrutura já inexistente. Eis aqui um “ato de desconstrução” no processo real que conta como o ponto mais relevante deste trabalho. A recriação abstrata revela esta descontrolada e imprecisa condição e reflete – novamente – sobre a falência da ideia de progresso racional associado com a estética moderna dentro de seu discurso. Essa conexão com a realidade vem dada também na escolha das cores dessas obras. O olhar atento cria uma gama que conjuga as referências populares, as cores da rua do centro da cidade, e que já foram misturadas também em exemplos de releituras arquitetônicas dos conceitos modernistas. O resultado pode ser percebido formalmente como pura abstração com possíveis leituras do neoconcretismo, mas o que reside por trás disso são anedotas e formas simbólicas da dura realidade de hoje e de sua “evolução” subdesenvolvida. Em suma, a pulsão entre ordem, raciocínio e estrutura com a organicidade do contínuo da sociedade.
Ricardo Alcaide nasceu em Caracas em 1967. Atualmente trabalha e vive em São Paulo, Brasil. Exposições recentes: Monochrome Undone, Sayago & Pardon Collection, Irvine, California. Líneas de la Mano, Sicardi Gallery, Houston. Forma critica, Cristinger De Mayo Gallery, Zurich. Displacement, Alejandra Von Hartz Gallery, Miami. Partir Do Erro, Galeria Pilar, Sao Paulo. La Angustia De Casi Saber Y Quedarse No Sabiendo, Galería DiabloRosso, Panamá City. Settlements, Baro galeria, São Paulo; The Language Of Human Consciousness, Athr gallery, Jeddah. Saudi Arabia; Donde hay protesta hay negocio, Galería Agustina Ferreyra, San Juan de Puerto Rico (2014); Pinta NY, Solo Project, Curated by Jose Roca. Pinta NY Art Fair, New York; Incidental Geometry, Project Room – Josee Bienvenu Gallery, New York; Visão do paraiso: Pensamento selvagem, curated by Julieta Gonzalez and Pablo Leon de la Barra, Rio de Janeiro; From Disruption To Abstraction, New Art Projects Gallery, London (2013); Prototipo Vernacular, Oficina #1, Caracas, Venezuela; Optimismo Radical, Josee Bienvenu Gallery, New York (2012). His work is part of the following collections: MAR Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro. Sayago & Pardon, Los Angeles, CA. LIMAC Museo de Arte Contemporáneo de Lima, Zabludowicz Collection. London. Colección Fundación Cisneros, Caracas. Pinacoteca do Estado de São Paulo. Museo de Arte Contemporáneo de Caracas.
One Phenomenon Among Others | Ricardo Alcaide