STREET COLLECTION: ZHANNA KADYROVA

Overview

“Street Collection”, a primeira mostra no Brasil da artista ucraniana Zhanna Kadyrova, é resultado de sua participação no Programa de Residências promovido pela Baró. Kadyrova aterrisou em São Paulo  no dia 15 de janeiro deste ano e desde então vem realizando uma intensa pesquisa e exploração  pelas ruas da cidade em busca de elementos que muitas vezes nos passam despercebidos  e que pudessem ser recompostos em poéticas e precisas  esculturas de mosaico.

Zhanna nasceu em Brovary, Ucrânia em 1981 e atualmente vive e trabalha em Kiev, Ucrânia. Seu trabalho percorre diferentes suportes como fotografia, pintura, desenho, video e performance mas foram suas esculturas em mosaico que a tornaram mundialmente conhecida. O mosaico é uma linguagem muito presente na Ucrânia e tem suas raízes na tradição soviética. Ao utilizar tal linguagem o trabalho de Kadyrova ganha significado histórico, político e social também pela utilização de materiais simples e rotineiros como telhas quebradas de cerâmica, cimento, madeira e pedra. Em 2013 ganhou o Main Award of the PinchukArtCentre Prize, o mais importante de seu país, e também participou da Bienal de Veneza.

Para a exposição na Baró, a artista apresenta uma instalação no salão de entrada da galeria com esculturas em mosaico de vestuários, manequins e araras feitos de madeira e azulejos de cerâmica tradicional que a artista pinçou por lojas e antiquários no centro de São Paulo. Ao contemplar as padronagens e estampas destes azulejos a artista se lembrou de roupas vintage, originando assim o tema da exposição.

Também como resultado da residência, Kadyrova produziu as peças, “Diamond” e “Firewood”, que estarão à mostra no stand da galeria durante a SP-Arte 2014, no Pavilhão da Bienal de São Paulo.

Installation Views