ESTADIO FIRULETE: PABLO REINOSO
A Baró Galeria está situada em um antigo hangar. Suas proporções arquitetônicas recordam atividades industriais mas também, proporcionalmente, evocam instalações esportivas.
A operação que Pablo Reinoso realiza neste local, com sua instalação “Futebol Firulete”, aponta a transformação do espaço cultural para um espaço esportivo.
Seus “Arcos Firuletes” e suas respectivas “Tribunas Firuletes” foram especialmente criadas para a galeria.
A curadoria da exposição, na realidade, será a organização de um campeonato de futebol indoor. O Brasil representa o melhor futebol do mundo. Sua recepção para a próxima Copa do mundo e sua relação com o esporte é um tema central discutido pelo povo brasileiro e um exemplo para o resto do mundo.
O “Estadio Firulete” apoia-se numa metáfora feliz que a magia do futebol representa.
O tema firulete vêm dos momentos importantes de sentimentos portenhos (cidade de Buenos Aires), de onde Pablo Reinoso é de origem.
A palavra firulete é utilizada tanto para designar o gingado de um jogador de futebol, como passos de tango.
Também incorpora um gráfico que em Buenos Aires geralmente é impresso em ônibus. Este gráfico é profundamente natural.
A alusão do mundo natural e sua capacidade de recuperação, apesar dos maus tratos do homem com a natureza, é um ponto implícito e assumido nas obras de Pablo Reinoso na última década.
Futebol, natureza e arte se encontram reunidos nesta exposição, onde o espectador entra em campo para tomar partido.
Pablo Reinoso