PAISAGENS SONORAS: MARIANNITA LUZZATI

23 June - 17 August 2012

Paisagens Sonoras é uma instalação composta por seis pinturas em grande escala desenvolvidas através de fotografias das paisagens do Rio de Janeiro e de Vitória (ES). Estas peças, estão em constante diálogo com a instalação sonora proposta pela artista, inserindo novamente  interferências humanas antes retiradas das pinturas e agora presentes no som que circula pelo espaço expositivo.

Luzzati explora a temática de anular vestígios de civilizações em suas telas a fim de restabelecer condições primárias da paisagem e de seus locais de origem.

Nesta nova série de pinturas a artista retoma as paisagens originais após remover áreas urbanas criando um retorno das mesmas ao seus estados naturais.

A instalação sonora funciona como uma tentativa de uma “memória viva” destes espaços, colocando o visitante em contato com lembranças vivas dos sons do dia-a-dia destes espaços urbanos representados pictoricamente.

Os sons justapostos em contraste com o vazio aparente evocado pelas imagens recria a condição natural original das imagens colocando o espectador em um estado de reflexão e contemplação.

“”As cidades são o único método criado pela humanidade como estruturas de nossas sociedades, mas, ao mesmo tempo, a fim de criar estas estruturas, a natureza foi completamente ignorada e centros urbanos permanecem como um ambiente hostil a toda forma de vida, inclusive a nossa”