Hypnotasis: YOSHUA OKÓN

Overview

A obra de Yoshua Okón é desenvolvida na linguagem da performance desde a década de 90. Entre o real e o fictício, ele interage com outros personagens criando histórias que depois são vistas em vídeo instalações e fotografias com base documental. É nessa relação entre o verdadeiro e a ficção que Okón cria um determinado código de conduta ao articular uma linguagem que estruture sua visão sobre a sociedade: corrupção, pobreza, abusos e violência.

Okón apresentará duas obras na Baró Galeria: Hot Dog Stick, 2010, e Hipnostasis, 2009, feita em colaboração com Raymond Pettibon. Nelas ficam explícita a relação do artista com estas dimensões sociais, assim Yoshua recria a realidade, transparecendo visões locais que se tornam universais em questões relacionadas a raça, ao poder, a violência e à uma herança histórica.

Em “Hot Dog Stick” o artista examina o significado cultural e histórico da raça de cachorros de briga American Pit Bull. Através de uma apresentação dos rituais de castração dos animais, o artista cria uma série de imagens simultâneas de coreografias da agressividade e da explosão da raiva em contraponto com a calma e distanciamento emocional de seus donos.

Em “Hipnostasis” os dois artistas recorrem a experiência com um terapeuta de vidas passadas. A sessão serviu para criar a instalação multicanal na qual exploram a cultura dos velhos hippies de Venice Beach: uma comunidade alternativa não materialista.

Yoshua Okón, (Cidade do México, 1970). Vive e trabalha na Cidade do México. Bacharelado em Fine Arts pela Concordia University, Montreal, Canadá e Mestrado em Fine Artspela UCLA, Los Angeles, USA.

Principais exposições individuais: Galería Gabriela Mistral in Santiago, Chile; Museo de Arte Carrillo Gil in Mexico City, Mexico; Armory Center for the Arts, Los Angeles, CA; Lothringer 13 – Städtische Kunsthalle, Munich, Germany; Galería Revolver, Lima, Perú; The Project in New York and Los Angeles, and Galleria Francesca Kaufmann in Milan, Italy.

Entre as mostras coletivas destacam: Surveying the Border, Getty Center, Los Angeles; Coyotería, Staatsgalerie, Stuttgart, Germany; Day Labor, PS1 MOMA, New York; Pantagruel Syndrome, Torino Triennale, Castello di Rivoli, Torino, Italy; Adaptive Behaviour, New Museum, N.Y.C.; Don’t Call It Performance, Museo Reina Sofia, Madrid, Spain and Museo del Barrio, New York City; and Vidéos d’art du Mexique et des Etats-Unis, Musée d’art Contemporain de Lyon, Lyon, France.

 

 

 

 
 
Installation Views